top of page
Buscar
Syndic

Condomínio seguro durante as férias


O verão chegou e muitos condôminos aproveitam para tirar alguns dias de férias. Com isso, os edifícios residenciais ficam quase vazios e o fluxo de colaboradores nos prédios comerciais reduz consideravelmente. É preciso ter alguns cuidados nessa época, principalmente com relação à segurança do condomínio, pois o número de delitos cresce devido ao pouco movimento.

Festas nos prédios: o condômino que fizer festa no apartamento ou no salão de festas deve deixar uma lista completa com o nome dos convidados para que o porteiro possa ter o controle.

Além disso, é preciso informar aos participantes que a circulação deve ser, preferencialmente, no local do evento, para não importunar os vizinhos.

Furtos e roubos: com a redução do fluxo de pessoas nos prédios, as estruturas ficam mais suscetíveis aos furtos, principalmente se não houver câmeras de vigilância. Para garantir que tudo fique no lugar durante as férias, o síndico deve optar por alguns procedimentos como alarmes, fechaduras biométricas, etc. Além disso, ele deve orientar os moradores a não deixarem as chaves dos apartamentos circulando pelo prédio, pois, pode, eventualmente, cair em mãos erradas.

Gás: os moradores devem se certificar de que os registros de gás estão fechados, para que vazamentos não ocorram.

Entregas: os entregadores devem continuar passando pelos procedimentos de segurança. Se o porteiro desconfiar de algo deve acionar o síndico ou até mesmo a polícia.

Garagem: os moradores devem deixar os veículos trancados, a fim de garantir a segurança. É importante também não deixar objetos à vista, pois chamam a atenção. Os “ladrões de ocasião” poderão aparecer.

Vizinhos: se possível, o condômino deverá avisar um vizinho de confiança sobre sua viagem. Contudo, não deve expor a todos o tempo que passará fora. São muitos os roubos que acontecem a partir de informações privilegiadas e, por isso, todo o cuidado é pouco.

Janelas e portas: é importante manter as janelas e portas fechadas ao sair para as férias, pois em caso de temporal ou vendaval, as estruturas não serão danificadas.

Chaves de luz: antes de viajar, o proprietário ou locatário deve conferir se a chave geral de energia está desligada. Dessa forma, evita que possíveis curtos-circuitos aconteçam e causem dano ao imóvel.


8 visualizações0 comentário
bottom of page