Porta de entrada, o porteiro é a primeira impressão do condomínio. É ele quem autoriza a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. Ele também deve ser o cartão de visitas do local, mantendo um clima cordial, respeitoso e profissional na portaria. Para manter a segurança do condomínio em dia, é importantíssimo lembrar que o porteiro deve ficar em um só lugar: na portaria.
Também vale ressaltar junto aos moradores ou usuários sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” feitos para o profissional pode configurar acúmulo de função.
Veja, abaixo, a lista de funções e atribuições dos profissionais de portaria:
Visitantes
Autorizar a entrada de visitantes mediante liberação do morador;
Por questões de segurança, o porteiro deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora;
Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante;
Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes.
Encomendas
Nos casos de entrega de comida, o profissional deve pedir para o morador retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio;
Se a entrega for dos Correios, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro pode receber o volume. O entregador não entra no condomínio.
Prestadores de serviço
Só deixar entrar funcionários de empresas com pedido por parte dos moradores. Caso haja dúvida, o porteiro deve recorrer ao zelador;
Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionária;
Após ter deixado o profissional entrar, fazer um registro com o nome completo e dados;
Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira.
Cotidiano do porteiro
Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene;
Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado;
Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio;
Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.
Fonte: Sindiconet