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Grupo de condôminos no WhatsApp: como utilizar essa ferramenta de maneira adequada



Com a evolução da tecnologia fica cada dia mais fácil de comunicar, não é mesmo? O WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada para essa finalidade. Quase todas as pessoas têm diversos grupos de conversas com contatos diferentes no aplicativo onde constantemente falam de diversos assuntos.

Uma prática que tem sido cada vez mais frequente para facilitar o contato entre os moradores, são os grupos de condomínio no WhatsApp. A ideia é excelente para agilizar diversos processos e manter os moradores informados, porém o síndico profissional da Syndic, Paulo Marques, salienta que para o grupo funcionar devidamente, sem se transformar em mais um entre tantos grupos de entretenimento, fofoca e informação inútil e gerar conflitos entres os moradores é necessário tomar alguns cuidados.

  1. A primeira etapa para a criação de um grupo do WhatsApp é ter a concordância da maioria dos moradores. Após a aprovação, é imprescindível acrescentar ao grupo somente os moradores que manifestem interesse em participar.

  2. Antes de iniciar qualquer diálogo no grupo, devem ser estabelecidas regras bem claras sobre ele e todos os participantes devem sinalizar estarem ciente delas. Entre as regras básicas, deve-se sempre salientar que o grupo é estritamente para assuntos pertinentes aos condôminos, ficando proibidos piadas, correntes, áudios, vídeos e fotos que não sejam estritamente sobre o condomínio. Deve-se deixar claro também que não serão tolerados ofensas, xingamentos e palavras de baixo calão durante as conversas.

  3. Avisar a todos que, caso o morador quebre algumas das regras ele será advertido se a situação se repetir, ele poderá vir a ser banido do grupo.

  4. O ideal é utilizar o grupo para comunicações rápidas e convocar reuniões. Decisões importantes e reclamações devem continuar de maneira formal, de preferência presencialmente.


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