top of page
Buscar
  • Syndic

Como ser sustentável no condomínio?


Atualmente, o tema sustentabilidade tem permeado diversos setores, dentre eles, o imobiliário. Em alguns condomínios residenciais e comerciais já estão sendo realizadas práticas de coleta seletiva, reaproveitamento de água e economia de energia. Contudo, atitudes simples dos proprietários e locatários podem contribuir para a preservação do meio ambiente, além de reduzir custos no fim do mês. Paulo Marques, síndico profissional da Syndic destaca algumas formas que não exigem investimento e contribuem para a preservação da natureza.

1) Reduza custos e proteja a natureza dos produtos de limpeza. A dica é utilizar alguns produtos biodegradáveis ou receitas caseiras para manter a casa ou o escritório sempre limpos. Dessa forma, menos embalagens e elementos tóxicos entram em contato com o meio ambiente.

2) Não deixe equipamentos em Stand By. Embora o consumo dos aparelhos seja menor enquanto estão no modo espera, o custo na conta de luz pode representar 12% dos gastos totais no fim do mês. Por isso, após o uso, a indicação é desligar da tomada e religar somente quando for utilizar.

3) Reposicione sua geladeira e freezer. Se os equipamentos estão ao lado de fogões e fornos, eles utilizam muito mais energia para manter a baixa temperatura. Portanto, mantenha-os distantes e afastados de paredes.

4) Regue as plantas no horário adequado. Regue as plantas no começo da manhã, a planta aproveita bem todos os nutrientes e os vegetais ficam mais saudáveis.

5) Ao cozinhar, feche as tampas das panelas. Essa atitude garante maior concentração de calor junto ao alimento, o que agiliza o cozimento e economiza gás de cozinha.


15 visualizações0 comentário
bottom of page