De acordo com o levantamento anual realizado pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho o país possui mais de 700 mil ocorrências de acidentes de trabalho, números espantosos que colocam o Brasil em 4º lugar no ranking de nações que mais registram incidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. No dia 27 de julho celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.
O setor de construção civil, que inclui os trabalhadores em condomínios, é um dos líderes das estatísticas, por conta de acidentes ocasionados por obras ou reformas. Os síndicos devem ficar atentos e colocar em ação todas as formas de prevenção para evitar que este tipo de ocorrência aconteça. Paulo Marques, síndico profissional da Syndic enumerou algumas dicas de cuidados com a segurança dos trabalhadores que devem ser levadas em consideração pelo administrador:
- Atenção para os prazos de vistorias, troca de extintores e sinalizações do condomínio. O ambiente deve estar em perfeitas condições para que empregados e condôminos não corram riscos.
- Funcionários não podem exercer funções que não estejam qualificados, por exemplo: um porteiro realizar atividades elétricas.
- Funcionários qualificados para a realização do trabalho devem adotar medidas de segurança e usar equipamento de proteção individual (EPI). Não importa a atividade e o tempo de realização da tarefa, a execução deve ser feita com segurança e supervisão.
- Em condomínios com número expressivo de funcionários deve haver treinamentos, cursos, seminários, capacitação Cipa e outros procedimentos que sejam importantes para minimizar riscos de acidentes.
- Para qualquer número de funcionários, disponibilizar cursos e palestras sobre a importância da prevenção de acidentes para que fiquem conscientes dos riscos e preparados para agir caso haja alguma ocorrência.
- Adotar uma rotina diária ou periódica de verificação dos itens de segurança é fundamental na gestão do síndico.