top of page

Acessibilidade no condomínio: um direito de todos

  • Syndic
  • 30 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência ou de mobilidade reduzida. Para melhorar à locomoção pelos espaços públicos e privados, os deficientes auferem à proteção de leis que regem e legitimam a acessibilidade, tanto no âmbito municipal quanto no estadual. A Lei de Acessibilidade 5.296, de 2 de dezembro de 2004, constituiu o direito e prevê multas quando os locais são considerados inacessíveis e, ainda, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a partir de 2020 todos os novos empreendimentos residenciais deverão ser acessíveis.


Promover a acessibilidade em condomínios é estabelecer o cumprimento da lei, portanto, é necessário que as áreas sejam adequadas e contenham equipamentos necessários a fim de oferecer o máximo de autonomia e segurança para atender as pessoas com necessidades especiais. Para Paulo Marques, síndico profissional e diretor da Syndic, a questão de respeito com as pessoas vem em primeiro lugar, portanto, providências devem ser tomadas pelos gestores do condomínio para tornar os locais acessíveis para o bem-estar de todos os condôminos e, em respeito às leis vigentes.


Estacionamento preferencial

Qualquer edifício de uso público ou coletivo deve disponibilizar, pelo menos, 5% das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos. Elas devem localizar-se próximas à entrada principal ou elevadores.


Adaptação de espaços comuns

É necessário a colocação de rampas de acesso com corrimão, elevadores ou outras plataformas acessíveis nas áreas comuns do prédio. Para a locomoção de pessoas cegas ou com deficiência visual deve-se instalar o piso tátil, que possui dois tipos: o de obstáculos e o direcional, ambos necessários por possuírem textura em alto-relevo e cores contrastantes que atendem às pessoas com baixa visão e idosos.


Portas de acesso e banheiros

Os cadeirantes necessitam de portas mais amplas, assim como maçanetas e campainhas acessíveis, corredores com largura suficiente para girarem a cadeira e banheiros com sanitários próximos às circulações principais. Todos os locais precisam oferecer o diâmetro adequado e dimensões suficientes ao atendimento das necessidades de portadores de deficiência física.


 
 
 

댓글


UNIDADES

Porto Alegre (RS)

Av. Getúlio Vargas, 1151

Menino Deus - CEP 90150-005

Balneário Camboriú (SC)

Rua Mingote Serafim, 10 

Pioneiros - CEP 88331-025

Atendimento: (51) 98111-3450 - Paulo

CONECTE-SE
ATUAÇÃO

A Syndic é uma empresa de síndicos profissionais que atua no gerenciamento de condomínios residenciais e comerciais com profissionalismo, honestidade e transparência. Possui mais de 20 anos de experiência, obtendo sempre os melhores resultados à gestão condominial. 

#Síndico profissional Balneário Camboriú  

#Síndico profissional Porto Alegre  
#Constituição de condomínio  #Gestão de condomínio

#Administração de condomínio  #Serviços de condomínio  #Auditoria de condomínio  #Consultoria de condomínio  
#Previsão orçamentária #Prestação de contas

bottom of page