top of page
Buscar
  • Syndic

Assembleias e reuniões: como obter mais participação dos condôminos



Uma das maiores dificuldades para o síndico é conseguir a presença dos moradores nas assembleias e reuniões de condomínio. Seja por falta de tempo ou de vontade de participar, a ausência dos condôminos causa inúmeras dificuldades para as decisões.


Paulo Marques, síndico profissional da Syndic, destaca que “muitas pessoas deixam de participar das reuniões pela falta de objetividade das informações sobre as pautas e pela pouca conscientização sobre a importância do voto de cada um para uma boa decisão”. É essencial a clareza de informações nas convocações de assembleias para que todos entendam quais assuntos serão tratados e, durante a reunião garantir que os tópicos sejam amplamente discutidos sem desviar o foco.


Dicas para organizar reuniões e melhorar a participação dos condôminos:


- Faça uma pesquisa entre os moradores para saber as preferências de dia e horário que melhor atenda a maioria.


- Elaborar um calendário de reuniões e deixar à vista dos condôminos com dias e horários preestabelecidos. Próximo da data deverá ser enviado o aviso, bem como afixado em locais bem visíveis no condomínio.


- Pautas bem elaboradas e informações sobre os assuntos que serão tratados, manter o foco na reunião para que seja rápida e objetiva, otimiza o tempo de todos.


- Convoque apenas assembleias essenciais, com no máximo três pautas.


-Muitos assuntos podem ser tratados por meio de enquetes ou mesmo em reuniões informais, promovidas para melhorar o convívio entre os condôminos e assim obter mais opiniões para melhorias.


- Relembre a importância da tomada de decisões nas assembleias que possuem o caráter de obrigar a todos ao cumprimento, seja em assumir custos ou em obter benefícios, portanto a opinião da maioria é para o melhor consenso.



36 visualizações0 comentário
bottom of page