top of page
Buscar
Syndic

5 atitudes para ser um excelente síndico




Administrar um condomínio requer inúmeras habilidades e conhecimentos. O síndico tem um papel essencial no funcionamento do prédio e deve estar preparado para agir em qualquer situação. Paulo Marques, síndico profissional da Syndic, listou cinco atitudes que o profissional deve conservar para ser um excelente gestor. Confira:


Conheça as leis e o regimento interno

O condomínio é regido, prioritariamente, por normas dispostas no Código Civil. Nele, estão descritas as atribuições do síndico, os direitos e os deveres dos condôminos. É imprescindível que o profissional conheça o código e respeite as leis.

Sobre o regimento interno do condomínio, o síndico não deve somente conhecê-las, mas fazer com que sejam cumpridas. A convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia são leis para todos e o gestor deve tê-las na ponta da língua.


Seja organizado

O síndico deve ter a capacidade de organizar tudo que diz respeito ao condomínio. Contratos trabalhistas, prestação de serviços, atas de condomínio, leis internas, balanço financeiro e documentação. Tudo deve ser arquivado e registrado para consulta dos condôminos ou da próxima administração e as informações devem auxiliar o síndico no andamento do trabalho.


Seja transparente

Transparência na gestão é uma das atribuições mais importantes do síndico. É dele a responsabilidade de informar qualquer acontecimento que seja relevante aos moradores. Prestação de contas e sinceridade com tudo que acontece no local, além de ser ético, é uma forma de o síndico mostrar sua competência e criar laços de confiança com os condôminos.


Tenha boa comunicação

O síndico que possui boa comunicação com todos os usuários do condomínio consegue realizar uma gestão eficiente. Desenvolva essa habilidade! Assim, será possível ter um diálogo melhor com os condôminos, além de lidar com os funcionários de forma mais amigável e funcional.

Seja um mediador

Paciência e bom senso são qualidades que o síndico precisa ter. Lidar com as discussões na assembleia de condôminos, com confusão entre vizinhos, com problemas no prédio, entre outras situações, requer muitas doses de calma e ponderação. Tenha em mente que o síndico é o apaziguador e não o advogado. Ele não deve tomar partido e todas as decisões devem ser ancoradas na lei e no regimento interno para que a justiça prevaleça.



37 visualizações0 comentário
bottom of page