O síndico é a autoridade em um condomínio, pois ele é responsável por administrar, manter a ordem e realizar investimentos no prédio. Por se tratar de uma figura tão importante, é preciso ter muita atenção nas eleições condominiais. Portanto, separamos vantagens e desvantagens de se ter um síndico profissional e de um síndico morador.
SÍNDICO PROFISSIONAL: trabalha por contrato, se qualifica constantemente no setor, tem experiência na área, preza pelo profissionalismo e harmonia sempre.
SÍNDICO MORADOR: é morador do local, geralmente não tem qualificação específica e experiência na área, preza pela harmonia com vizinhos e amigos.
SÍNDICO PROFISSIONAL: trabalha em cima de dados, preza pela redução de custos aos condôminos e busca investir no prédio sempre que possível.
SÍNDICO MORADOR: trabalha com base nos dados, mas geralmente busca evitar conflitos com vizinhos e amigos do prédio, realiza investimentos sempre que possível, mas sem assumir grandes riscos.
SÍNDICO PROFISSIONAL: pessoa isenta e imparcial, sem vínculos com os condôminos, com alto conhecimento no segmento e dedicação exclusiva à gestão.
SÍNDICO MORADOR: geralmente parcial, com vínculos afetivos no prédio, conhecimento moderado no setor imobiliário e demais segmentos relacionados (jurídico, administrativo, trabalhista, etc) e dedicação parcial à gestão, pois geralmente divide o compromisso com outros trabalhos, sejam externos ao prédio ou não.
SÍNDICO PROFISSIONAL: tende a resolver conflitos com maior facilidade, pois não têm vínculos afetivos no local, realiza cobranças quando necessário, sem constrangimentos e desconfortos.
SÍNDICO MORADOR: tende a resolver conflitos com menor facilidade, pois é morador e divide o mesmo espaço com os demais condôminos, tornando a relação mais complicada. Cobrar geralmente é constrangedor, pois é morador do prédio e encontra os condôminos diariamente.
A escolha é simples! Preze pela eficiência, conhecimento e transparência sempre. Contrate o síndico profissional da Syndic.