Uma das principais atribuições do síndico é o de zelar pela organização, limpeza e segurança do condomínio. Para que tudo funcione perfeitamente no prédio, a manutenção preventiva deve ser a de número um na lista de tarefas diárias.
Vistoriar as condições e o funcionamento dos equipamentos, estruturas e instalações é extremamente necessário, pois, a falta de reparo, pode colocar em risco a vida dos moradores. O elevador, a elétrica, a hidráulica e o sistema de alarme de incêndios, e até o bom estado do playground, escadas, portas, janelas e piso, por exemplo, é importantíssimo para a segurança e o bem estar geral dos condominos.
A dica de Paulo Marques, Síndico Profissional da Syndic é ter um calendário de manutenção preventiva para todos os itens do condomínio e segui-lo de maneira periódica, “não é apenas importante para a segurança do condomínio, mas também ajuda a manter as contas nos trilhos. Afinal, evitar que algo aconteça é muito mais econômico do que fazer reparos emergenciais”, completa.