top of page
Buscar
  • Syndic

Aproveitando ao máximo o espaço da garagem: ideias criativas para condomínios

A garagem não precisa ser apenas um espaço para estacionar carros! Saiba como transformar esse ambiente em uma área funcional e de boa convivência para os moradores do condomínio.

A garagem é um espaço comum em condomínios que muitas vezes é subutilizado ou mal aproveitado. No entanto, com algumas mudanças simples, é possível transformar a garagem em um espaço útil e funcional para os moradores.


A primeira coisa a considerar é a organização da garagem. É importante que os veículos estejam estacionados de forma ordenada e que haja espaço suficiente para manobra. Além disso, é importante que haja espaço para armazenamento de objetos e equipamentos que possam ser usados pelos moradores, como bicicletas, patinetes e ferramentas.


Para aproveitar ainda mais o espaço, é possível instalar prateleiras e armários nas paredes da garagem, criando assim espaços de armazenamento vertical. Isso pode ser útil para guardar objetos e ferramentas que não são usados com frequência, mas que precisam estar acessíveis quando necessário.


Outra opção é transformar a garagem em um espaço de convivência, quando desativada para estacionamento de carros. Isso pode ser feito criando uma área de lazer, por exemplo. É importante lembrar que essa opção deve ser discutida e aprovada pelos moradores em assembleia com pauta específica, já que pode haver regras do condomínio sobre o uso do espaço.

Por fim, é importante lembrar que a garagem é um espaço compartilhado e que deve ser utilizado de forma consciente. Por isso, é fundamental que os moradores sigam as regras do condomínio e respeitem o espaço dos demais. Ao utilizar a garagem, observar regras básicas como:


Tomar cuidado com a segurança, mantendo a área sempre limpa e organizada e evitando comportamentos que possam colocar em risco a integridade física dos moradores.


A garagem é um lugar que pode apresentar diversos riscos para crianças, por isso é importante tomar certos cuidados para garantir a segurança delas nesse ambiente, por exemplo:


a) mantenha produtos químicos fora do alcance das crianças,

b) mantenha os carros trancados para evitar que crianças entrem para brincar,

c) instale protetores nas tomadas elétricas,

d) certifique-se de que a porta da garagem está sempre fechada para evitar que as crianças entrem sem acompanhamento de um adulto,

e) ensine as crianças sobre segurança na garagem, sobre os perigos que podem ser encontrados no local e como evitá-los,

f) explique a importância de não tocar em objetos desconhecidos, não mexer em ferramentas e não brincar neste espaço que serve somente para circulação de carros.


Mantenha a garagem limpa e organizada: objetos como ferramentas, bicicletas e brinquedos devem ser organizados de maneira que não apresentem riscos. Por exemplo, as ferramentas devem ser guardadas em caixas com tampa e dentro de armários, as bicicletas devem ser colocadas em suportes ou ganchos para evitar que caiam.


Em resumo, a garagem pode ser um espaço muito útil e versátil em um condomínio. Com organização e criatividade, é possível transformá-la em um ambiente funcional e agradável para todos os moradores.

 

Paulo Marques

Síndico Profissional e

Administrador de Empresas

(51) 98111-8450

paulo@syndicrs.com.br




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page