top of page
Buscar
  • Syndic

Bicicletário no condomínio: porque organizar um espaço ideal


Condôminos cada vez mais utilizam bicicletas para locomoção e o constante crescimento do número deste veículo dentro do condomínio obriga o síndico a pensar na sua responsabilidade em organizar um espaço adequado e, assim, evitar diversos incômodos.




O uso de bicicletas é uma tendência mundial, e porque não dizer sustentável, e tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, São pessoas que buscam por uma vida mais saudável ou mesmo para a prática desportiva, que usam como meio de transporte ou para evitar aglomerações em ônibus e metrôs.

No Brasil, a onda de crescimento foi de 50% no número de bicicletas vendidas em 2020 - comparado a 2019. O pico das vendas ocorreu no mês de julho de 2020 com o registro de mais de 118% - em comparação ao mesmo período de 2019. No primeiro semestre de 2021 as vendas aumentaram 34% em relação ao mesmo período de 2020. Estas informações foram disponibilizadas pela Aliança Bike, associação que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável.

Os números remetem para a chegada da hora em que os síndicos devem se preocupar em oferecer um espaço adequado dentro do condomínio que objetive a correta guarda das bicicletas. O ideal é começar com uma reunião conjunta com o conselho e moradores para encontrarem locais adequados para instalação de bicicletários, visto que muitos prédios não possuem um local conveniente.

Em condomínios novos os bicicletários já são apresentados em espaços ideais, projetados pelas construtoras e, em outros locais já são obrigados por leis municipais a contarem com espaços destinados a bicicletários. Em São Paulo, a lei determina a reserva de 10% do espaço de estacionamento de carros para bicicletas.


Em Porto Alegre, o síndico profissional Paulo Marques, do Getúlio Vargas Prime Offices, apresentou aos condôminos mais um local adequado para as bikes: “o novo espaço foi implantado para a organização do prédio e para conservação das bicicletas, assim evitamos os ‘amontoados’ e possíveis estragos, mas também foi pensado em facilitar a vida dos condôminos que, com este espaço, não perdem tempo procurando onde guardar a sua bicicleta”. O síndico recomenda também que deve se levar em conta um local que permita fácil acesso.


Bicicletário Syndic Prime Offices
Bicicletário no Getúlio Vargas Prime Offices

154 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page