top of page
Buscar
  • Syndic

Separação do lixo em condomínios: obrigação ou necessidade

Atualizado: 23 de set. de 2021



A separação prévia do lixo deve ser feita pelos condôminos, antes de ser depositado nas lixeiras do condomínio. É realizada pela seleção dos diferentes tipos de materiais - classificados em recicláveis e orgânicos.





Há muitas razões para que haja a separação do lixo no condomínio. Considere que a reciclagem traz benefícios para o meio ambiente e reflete direto na qualidade de vida dos seres humanos. Isso gera economia e prevenção, pois este processo reduz o desperdício de energia, de água e da contaminação do solo e dos lençóis freáticos, consequentemente, protege os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e a vida na Terra, além de transformar materiais descartáveis em novos produtos, reduzindo o tamanho dos lixões.


Agora considere que a separação de lixo no condomínio está prevista na Lei Federal nº 12.305/10:


“... a segregação adequada dos resíduos permite que eles tenham a destinação ambientalmente correta, segundo, em que os recicláveis são destinados à Cooperativas e Associações de Catadores; ...”


Neste caso, o condomínio deve disponibilizar recipientes próprios para os condôminos procederem o descarte dos materiais de maneira distinta. Recipientes distintos para receber o lixo reciclável e o lixo orgânico são suficientes - normalmente diferenciados pela cor ou por símbolos para cada tipo – enquanto os lixos tóxicos, hospitalares e outros contaminantes devem ser encaminhados a empresas específicas que fazem a correta destinação destes.


A necessidade de reciclagem converte à obrigação de sermos conscientes, ainda esclarecida na lei:


“o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável é um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”.


Em resumo: resíduos gerados em nossa casa, trabalho e lazer podem ser transformados em novos produtos, conservando a matéria-prima e protegendo o ambiente para uma vida mais consciente.


Também é fato que alguns condôminos deixam de realizar a separação de lixo por motivo de dúvidas na hora de fazer o descarte correto. Então apresentamos a tabela abaixo com a diferenciação dos materiais a serem separados:




1.384 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page